O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito, nesta segunda-feira (3), para um terceiro mandato de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O parlamentar obteve 61 votos dos 63 possíveis entre os parlamentares – o deputado Mateus Ferreira (MDB) não compareceu à votação. O deputado Hilton Coelho (PSOL) recebeu um voto.
Em discurso, Adolfo Menezes agradeceu o apoio dos colegas. “Deus nos dá outras dádivas ao longo de nossa existência terrena. Hoje, certamente, é mais um presente que Ele me dá: ser reconduzido pelas mãos de vocês, deputadas e deputados, para um terceiro mandato como chefe do Legislativo baiano”. A sessão foi conduzida pelo ex-presidente da ALBA, deputado Nelson Leal (PP).
Em 2021, na primeira eleição para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes obteve 60 votos. Em 2023, 61 votos. Os eleitos para a Mesa Diretora da ALBA, para o biênio 2025-2027 formam os deputados e deputadas Ivana Bastos (PSD) para a 1ª vice-presidência; deputado Marquinho Viana (PV) para 2º vice-presidente; deputado Hassan (PP), para 3º vice-presidente.
Além de deputado Laerte do Vando (Podemos), 4º vice-presidente; deputado Samuel Júnior (Republicanos), 1º secretário; deputada Kátia Oliveira (União), 2ª secretária; deputado Vitor Azevedo (PL), 3º secretário; e Fabrício Falcão (PCdoB), 4º secretário. Para as suplências da Mesa Diretora foram eleitos os deputados e deputadas: Luciano Simões, Soane Galvão, Fátima Nunes, Zé Raimundo e Jurailton Santos. (Pimenta)