A fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis mobiliza equipes das forças de segurança pública da Bahia, que estão nas ruas para recapturar os fugitivos. A operação já resultou em prisões, apreensões e mortes. Dos oitos homens que invadiram o presídio, dois foram presos e três morreram em confronto com a polícia.
A fuga ocorreu na noite de quinta-feira (12). No dia seguinte, a Coordenadoria Regional da 23ª Coorpin, juntamente com o Catti-Desc, Deic e DHHP, prendeu um homem de 21 anos, em uma residência no bairro Alecrim 2, em Eunápolis. Durante a operação, foram apreendidos um fuzil, 500 munições de diversos calibres, carregadores, dois rádios comunicadores, roupas camufladas e um veículo que teria sido utilizado no resgate. Ainda durante as buscas pelos fugitivos, outro suspeito foi preso em flagrante. Com ele, a polícia apreendeu drogas, uma granada, rádios comunicadores e celulares.
Ainda na sexta-feira (13), Jaione Santos de Souza, de 33 anos, apontado como um dos participantes do resgate, morreu em confronto com equipes da Polícia Civil. Ele estava armado e resistiu à abordagem em sua residência. No local, foram encontradas uma arma, munições para fuzil e revólver. As munições apreendidas coincidem com as utilizadas na invasão ao Conjunto Penal de Eunápolis.
Outros dois suspeitos, identificados como Fernando Correia Santos, 35 anos, e David Silva Souza, 32 anos, morreram em confronto com a Polícia Militar. Ambos eram apontados como mentores do resgate dos 16 detentos. Outro confronto, já na noite do último sábado (14), resultou na morte de Jason dos Santos da Silva, 36 anos, durante uma operação para averiguar denúncias sobre os foragidos.
Todos os detidos foram autuados em flagrante pela Polícia Civil estão à disposição da Justiça. As investigações continuam para localizar os 16 fugitivos e identificar outros envolvidos no resgate. (Pimenta)