Quando atingimos a marca dos 25 anos, algumas coisas mudam. Com gerações que parecem envelhecer e amadurecer cada vez mais tarde, a idade, um quarto de século, é um marco que aproxima a juventude da vida adulta.
E o corpo sabe, e faz questão de demonstrar isso. A médica pós-graduada em dermatologia clínica, estética e cirúrgica Nicolly Machado ressalta que os estudos mostram que a partir dessa idade a produção de colágeno começa a diminuir cerca de 1% ao ano.
Muito desejado por quem procura manter a pele jovem e firme, o colágeno é um coringa para a saúde e o aspecto do rosto. Embora seja uma proteína produzida naturalmente pelo organismo, pode sofrer algumas baixas. Além da diminuição gradual a partir dos 25 anos, maus hábitos, como exposição solar excessiva, tabagismo e má alimentação, podem acelerar ainda mais a degradação.
Para atrasar um pouco a diminuição da proteína, os cuidados com a saúde podem ser complementados com o uso de produtos tópicos ricos em colágeno e proteção solar. *Ler mais no Correio Braziliense.