Um bebê prematuro foi jogado no lixo após morrer em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. O recém-nascido era prematuro e nasceu com dificuldades respiratórias, segundo a prefeitura da cidade.
O caso aconteceu na sexta-feira (19), na Casa de Parto do Hospital Municipal Nossa Senhora da Natividade, e a prefeitura de Santo Amaro se manifestou sobre o caso neste domingo (21). Em nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura informou que a gestante deu entrada na unidade de saúde em avançado trabalho de parto prematuro, com, 29 semanas de gestação.
O bebê nasceu de parto normal, com 1,2kg e com dificuldades respiratórias. “A Secretaria de Saúde, por meio do hospital, seu corpo técnico e administrativo, não poupou esforços para salvaguardar a vida do RN, contanndo, inclusive, com o apoio de uma ambulância avançada do Samu-192 Metropolitano e do Graer – Grupamento aéreo da Polícia Militar da Bahia – para garantir a remoção em tempo ágil e oportuno para maternidade de alto risco, tudo acompanhado e cientificado à genitora”, diz a nota da prefeitura.
Após cerca de cinco horas para tentar estabilizar e ressuscitar, o recém-nascido morreu. Segundo a prefeitura, o serviço funerário foi acionado, mas “houve um lamentável equívoco, resultando no descarte acidental do corpo”. O corpo do bebê só foi encontrando no aterro sanitário de São Francisco do Conde, segundo a Polícia Civil.
A prefeitura informou que uma força tarefa foi montada para encontrar o corpo do bebê. Os profissionais envolvidos na situação foram afastados temporariamente e uma sindicância foi instaurada para apurar as responsabilidades.
Segundo a Polícia Civil, a 1ª Delegacia Territorial (DT/ Santo Amaro) expediu as guias para remoção e exame pericial, após a localização do corpo de um bebê, encontrado no aterro. “A mãe da criança foi ouvida e outras oitivas serão realizadas para apurar as circunstâncias do fato”, diz nota da polícia. (Correio)