Durante os dias 27, 28 e 29 de setembro, o Colégio Estadual de Ubatã promove a Gincana Estudantil 2023 tematizando a região nordestina brasileira em seus múltiplos aspectos: geográficos , históricos, humanos, sociais, econômicos, e, sobretudo, artístico-culturais . As atividades lúdico-pedagógicas, desenvolvidas no evento, incluem provas com danças típicas, peças teatrais, cordéis, caça ao tesouro, desfile , caracterizações alusivas à região em questão, músicas, “ soletrando” entre outras.
“Este ano como tema da nossa Gincana Estudantil, decidimos homenagear o povo nordestino e aproveitar para que, em meio às brincadeiras, competição e diversão comuns a uma gincana, também possamos (re)aprender sobre a nossa gente, a nossa cultura, o que nos faz fortes, únicos e merecedores de reconhecimento e celebração. O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil”, destacou Francisney Ribeiro Lacerda, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual de Ubatã.
As equipes Estrelas do sertão, Cangaceiros do sertão e Corações nordestinos têm realizado apresentações criativas e disputado de forma acirrada as provas, o que tem atraído um grande público formado por estudantes, professores, pais e pessoas da comunidade ao evento.
“A nossa Gincana é uma das atividades mais esperadas pela comunidade escolar e, em 2023, ano em que celebramos 61 de história do nosso Colégio e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, refletir acerca da cultura nordestina propicia o enriquecimento dos conhecimentos dos nossos estudantes, bem como é um estímulo ao espírito colaborativo e de respeito entre eles”, frisou Rubens Santos, diretor do CEU. (Ubatã Notícias)