No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 do mês de julho, o Posto de Saúde Wanderley Farias se tornou palco de um importante evento em prol da conscientização e combate a essa grave doença. A feira de saúde, promovida pela Secretaria de Saúde, ofereceu uma ampla gama de serviços à população, abrangendo desde testes específicos até atendimentos odontológicos.
Diversos atendimentos médicos foram oferecidos à comunidade durante o evento. A equipe de profissionais de saúde do Posto Wanderley Farias realizou testes para hepatites virais, garantindo o acesso rápido e eficiente ao diagnóstico. A aferição de SSVV, pressão arterial, glicemia, temperatura corporal e frequências cardíaca e respiratória, também foi amplamente disponibilizada, possibilitando uma avaliação geral do estado de saúde dos participantes. Vacinação e cortes com penteados de cabelos também fez parte da programação, esta última em parceria com a empresa Mix Profissionalizante.
Além disso, os presentes puderam contar com atendimentos odontológicos, visando a importância da saúde bucal como parte integrante do bem-estar geral. A equipe de dentistas e auxiliares prestou serviços de orientação, limpeza e atendimento emergencial, promovendo a saúde bucal da comunidade local. Serviços de planejamento familiar e testes de HIV e sífilis não ficaram de fora do projeto.
Conscientização e Prevenção
O foco principal da feira de saúde foi a conscientização sobre as hepatites virais e a importância de prevenir e combater essa enfermidade que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Além dos serviços de testagem para hepatites, a ação educativa proporcionou informações valiosas ao público sobre as formas de transmissão, sintomas, tratamentos disponíveis e a importância do diagnóstico precoce para o controle da doença. A secretária de saúde Laryssa Dias, ressalta a importância desta atividade na feira. “A conscientização sobre a prevenção de doenças é uma das melhores formas de combate às enfermidades. A feira de saúde é um compromisso contínuo da Secretaria de Saúde em promover ações que visam o bem-estar e a qualidade de vida da população”. A secretária ressalta que haverá outras feiras em outros postos para que os serviços oferecidos nas feiras sejam mais acessíveis e próximos de cada comunidade local de Ipiaú. Michel Querino/Decom Prefeitura de Ipiaú