UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Cinco das dez cidades mais violentas da Bahia estão no interior

— Crédito: Marina Silva/Correio

A Bahia tem seis das 10 cidades mais violentas do país, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A informação é baseada na taxa de mortes violentes intencionais, e considera apenas as cidades com mais de 100 mil habitantes. No topo do ranking nacional está Jequié, no sudoeste do estado. A cidade tem a taxa de 88,8. Na sequência, em segundo lugar, figura Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, com taxa de 88,3. Já na terceira posição aparece Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, com taxa de 87,4.

Entre as 10 cidades mais violentas do país, ainda aparecem Camaçari, com 82,1 (4º lugar) e Feira de Santana, com 68,5 (9º lugar). Outros municípios completam o ranking das dez cidades baianas mais violentas: Juazeiro, com 68,3 (10º lugar); Teixeira de Freitas, com 66,8 (11º lugar); Salvador, com 66 (12º lugar), Ilhéus, com 62,1 (14º lugar); e Luís Eduardo Magalhães, com 56,5% (18º lugar).

No total, a Bahia registrou 6.659 mortes intencionais em 2022. Em comparação com o ano de 2021, houve uma queda de 5,9% neste tipo de crime. Conforme o Anuário, são utilizados dados das secretarias estaduais de segurança do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e FBSPP. Para compor a taxa de Mortes Violentas Intencionais, são somados os números de vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora. *Ler mais no Correio.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também