Após tirar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a estudante Juliana Moreau, de 17 anos, conseguiu realizar o sonho de entrar para a faculdade desejada. Ela passou em primeiro lugar em medicina na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, no extremo-sul do estado, onde mora com a família.
“Ter conseguido passar no lugar que eu queria é uma sensação inexplicável. Primeiro fiquei em êxtase e agora estou com uma sensação de paz muito grande”, contou.
A adolescente registrou a nota da prova na plataforma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no prazo previsto pelo Ministério da Educação e passou dias acompanhando a disputa pelas vagas. Apesar de ter tido excelentes notas e ficar em primeiro lugar durante todo o tempo, ela teve medo de alguém se cadastrar no último minuto. Na UFSB, foram disponibilizadas apenas duas vagas de ampla concorrência para o Curso de Medicina.
Depois de dias atualizando a página, veio o resultado: aprovada. Para Juliana, as aulas poderiam começar amanhã. A nova aluna de medicina da UFSB não vê a hora de começar a aprender sobre a profissão que as irmãs mais velhas também escolheram para a vida.
“Estou muito ansiosa, mas ao mesmo tempo dá um frio na barriga de pensar em toda a responsabilidade que fazer medicina traz. Vou lidar com vidas no futuro e, por isso, quero ser a melhor médica que eu puder ser”, contou. (Pimenta)