A queda constante de energia elétrica é das principais queixas de quem tem negócios ou mora na paradisíaca Morro de São Paulo, em Cairu, no baixo-sul da Bahia. Agora, a Coelba Neoenergia prometeu iniciar ainda neste ano as obras de implantação de linha de distribuição subáquatica para Morro. O total do investimento não foi informado pela empresa.
De acordo com a concessionária de energia elétrica, serão 4,5 quilômetros de cabos do continente até Morro, além da entrega de nova linha de transmissão e subestação com 12,5 megavoltampère (MVA) de potência que ficará no Atracadouro Bom Jardim, em Valença. Conforme a empresa, a nova linha de distribuição proporcionará a Morro de São Paulo maior confiabilidade no fornecimento de energia para os 4 mil moradores e trade turístico.
A empresa já executa a segunda etapa da implantação de rede elétrica subterrânea em Morro, com 1,6 quilômetro de extensão de rede, contando com nove transformadores de 500 quilo-voltamperes (KVA). A implantação de rede subterrânea já resulta na desativação de 28 postes e 11 transformadores que atendiam a 350 clientes na região central e na região da Fonte Grande. (Pimenta)