Com o apoio da Prefeitura de Ibirataia e da SETUR (Secretaria de Turismo da Bahia), aconteceu no último sábado, 10, a 13ª Queima Cultural dos Homens de Barro, o evento é realizado pela empresa Cores da Terra, da artista plástica Selma Calheira, durante o período que as peças da coleção Homens de Barro, que chegam até 6 metros de altura, está passando pela etapa de queima no forno, onde a matéria deixa de ser barro para se transformar em cerâmica. A 13ª edição do evento cultural contou com exposição do trabalho da própria Selma Calheira, intitulada “Ciclos”, com curadoria de Marlos Tinôco e Carolina Caricchio, que contou sua história como artista plástica e ceramista, também foram expostas obras do pintor Eugênio Nascimento, na exposição “Querosene na alma” e também do escultor Roberto D’Araujo, mostrando seus processos criativos. Os artistas da região tiveram o espaço aberto, artesãos, culinaristas, associações e pequenas empresas aproveitaram o momento para mostrar à comunidade seus trabalhos. O cheff Manoel Franklin esteve oferecendo uma experiência gastronômica, com um cardápio exclusivo.
Todo esse movimento foi embalado por várias apresentações musicais, começando pela contagiante interação com o grupo Bumba-Meu-Boi daqui de Ibirataia/BA. Logo após a cantora Rachel Lessa, acompanhada dos músicos Tarcísio Santos e Sebastian Notini, fez sua apresentação cheia de brasilidade. Na sequencia as autoridades presentes no local foram chamadas ao palco para um palavra, a prefeita, Ana Cléia, o vice Juca Muniz juntamente com os secretários de cultura e turismo do estado da bahia, Arany Santana e Maurício Bacelar, respectivamente, o candidato a Dep. Estadual Angelo Coronel Filho, o secretário municipal de governo, Valdo Silva, e alguns vereadores municipais.
Em seguida os alunos do Instituto Gustavo Gutenberg deram um show mostrando a todos seus talentos. Os músicos Tarcísio e Sebastian deram continuidade a programação musical com o duo “Interior Afora” que de forma integrada esteve a participação do escultor Roberto D’Araujo com uma intervenção artística esculpindo ao vivo. A médica e cantora Melinda Alves, acompanhada por grandes músicos da região fez uma linda apresentação e encantou o público com um repertório bem variado. Para finalizar a noite, Jairo César, Felipe Góis acompanhados por Rony Lopes, cantaram músicas autorais, como a linda composição de Rony inspirada nos Homens de Barro, e músicas populares que animou o publico.
Ainda aconteceu durante a noite o Sarau das Estrelas, projeto fundado pelo Profº Doutor em Astromia, Jules Soares, que com uma trilha sonora original convida o publico a olhar para o céu em um momento de apreciação das estrelas.
Prefeitura de Ibirataia/Coordenação de Comunicação