Após 95 dias internada, 80 destes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a idosa Mariana Oliveira de França, de 92 anos, moradora do município de Itagibá, recebeu alta médica do Hospital e Clínica São Roque, em Ipiaú, e foi recebida pelos familiares com homenagem na porta da unidade hospitalar na manhã desse sábado (16). A paciente chegou a ficar 60 dias em ventilação mecânica (intubada).
“É um novo renascer. Ver minha mãe voltando pra casa é o melhor dia da minha vida. Agora consideramos duas datas de aniversário dela. Uma no dia 10 de setembro e a outra no dia 08 de outubro quando enfim deixou a UTI”, destacou Jaime Sinfrônio Oliveira, filho da paciente. “É um milagre, não tem outra palavra a não ser essa para explicar tudo isso”, comentou a filha-neta Kelly Cristina. Com um quadro grave da Covid-19 e 75% dos pulmões comprometidos, a idosa deu entrada na unidade hospitalar no dia 12 de julho. A paciente apresentava também um histórico de comorbidades, a exemplo de linfoma com passado de quimioterapia no ano de 2015.
O médico Dr. Ricardo de Oliveira Vieira, informou que durante o internamento, a idosa chegou a ter parada cardiorrespiratória. Ele ainda destacou que ela retorna para casa lúcida, conversando normalmente e fazendo uso de um andador para o processo reabilitação da marcha. Uma faixa confeccionada pela família e exibida na frente do hospital destacava os agradecimentos: “Gratidão a toda a equipe médica do Hospital e Clínica São Roque. Vocês não mediram esforços para salvar minha vida durante esses 95 dias”. (Giro Ipiaú)