Marcus Vinícius Soares Garcia (35) – ou simplesmente Garcia Jr – completa neste mês 10 anos no Rádio. Atual âncora do programa Primeira Página, da Rádio Povo, programa de maior audiência do município de Ubatã conforme pesquisa realizada pelo Instituto Gasparetto, Garcia Jr, também conhecido como o ‘galã do rádio baiano’, iniciou sua trajetória no rádio em 2011 na Ubatã FM, no Departamento Comercial da emissora e também como noticiarista no programa Canta Viola, ancorado pelo saudoso Jota Raimundo. “Fui apresentado ao rádio pelo amigo Jota Raimundo. Foi uma experiência importante para o início da minha carreira e formação profissional. Foi por meio da Ubatã FM que dei os primeiros passos rumo ao jornalismo”, disse Garcia Jr. O profissional de imprensa ainda demonstrou gratidão à cidade de Ubatã. “Nasci em Ilhéus, morei em São Paulo, mas foi em Ubatã que constitui família, passei a ser reconhecido profissionalmente e por isso tenho Ubatã como a minha cidade”, enfatizou.
CHEGADA A RÁDIO POVO
Ainda em 2011, Garcia Jr migrou para a Rádio Povo. Conforme narração do próprio repórter, o convite para atuar na emissora surgiu após Roberto Pazzy, proprietário do Sistema Pazzy de Comunicação, que administra a Povo, ter ouvido uma das participações do comunicador na emissora concorrente. “Pazzy me fez o convite e aceitei prontamente. Cheguei à emissora para atuar no programa ‘Amanhecer no Sertão’ e também fazia participações gravadas no programa Primeira Página, que na época era ancorado pelo amigo radialista Fábio Silva”, destacou Garcia, lembrando que a emissora contava ainda com Vera Santos e Marcos Antônio.
INÍCIO COMO ÂNCORA NO PRIMEIRA PÁGINA
Em 2012, após participar de cursos de jornalismo e também consegui a DRT, registro profissional para radialista e jornalista, Garcia Jr assumiu o programa Primeira Página, principal programa de jornalismo do rádio ubatense. “Minha trajetória no rádio foi surpreendente. Entrei no Departamento Comercial e em pouco tempo já estava apresentando jornal. É claro que diversas pessoas contribuíram com a minha ascensão, seja pelas orientações, seja pelo exemplo”, destacou o galã do rádio baiano, que no início dividia bancada do Primeira Página com os também radialistas Vera Santos e Marcos Antônio.
GARCIA JR ESTREIA NA IMPRENSA ESCRITA
Em 2016 o radialista resolveu enfrentar um novo desafio e passou a escrever para o hoje extinto jornal impresso “Novo Tempo” e também passou a fazer parte da equipe do site Ubatã Notícias, onde permanece até hoje. A experiência demonstrou toda a versatilidade de Garcia Jr. “Foi uma experiência nova e que sem dúvida agrega valor a nossa atividade profissional. Seguimos fazendo esse trabalho e contribuindo com a sociedade ao levar informação com precisão, agilidade e responsabilidade”, ressaltou o comuidador.
BREVE HIATO NA RÁDIO POVO
Em fevereiro de 2017, Garcia Jr deixou a Rádio Povo e em março estreou no jornalismo da Ubatã FM e também da Canoa Forte. O radialista apresentava os programas jornalísticos Jornais das Seis e o Bom Dia Cidade e também fazia participações no Enfoque Geral. A experiência longe da Povo durou pouco e Garcia Jr, e em outubro do mesmo ano, retornou ao Sistema Pazzy de Comunicação. “Agradeço a Ubatã FM e Canoa Forte pela oportunidade, mas senti que era hora de retornar a Rádio Povo, onde me sinto em casa e criei uma identidade com o ouvinte e com a cidade”, ressaltou o radialista, emendando ainda a contribuição da gerente administrativa, Elinei Araújo, para o seu retorno à emissora.
ESTREIA NO DINÂMICO NEWS E CONSOLIDAÇÃO
Em junho de 2020, o radialista, dividindo bancada com Luciano Santos e Roberto Santos, estreou no Dinâmico News, novo programa de jornalismo da Povo, que ocupa a faixa de programação das 11h às 13h. “A proposta com o Dinâmico News era ampliar e consolidar ainda mais o jornalismo da Rádio Povo. Não temos dúvida de que deu certo”, destacou Garcia Jr, que ainda completou: “São 10 anos de muita responsabilidade com o ouvinte, com a comunidade e também de muito profissionalismo. O nosso agradecimento aos ouvintes, às instituições, aos parceiros comerciais, às autoridades competentes, aos colegas de trabalho e principalmente a Roberto Pazzy, por acreditar em nosso trabalho, pelos conselhos e também pela amizade”, finalizou o repórter. Que venham mais 10, 20, 30 anos. (Ubatã Notícias)