UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

NOTA PÚBLICA À COMUNIDADE UBATENSE

Nós, professores e professoras do Colégio Estadual de Ubatã, vimos, por meio desta, esclarecer à comunidade ubatense as razões por que optamos pela continuação da oferta de atividades remotas, o que tem acontecido sem nenhum auxílio financeiro do governo estadual, uma vez que usamos celulares e notebooks pessoais e internet de nossas casas.
Muitos de nós demos aulas on-line desde o início da pandemia , mas o governo da Bahia não validou as aulas ministradas. Sem diálogo com professores, estudantes, pais, funcionários e a sociedade civil, o governo da Bahia determinou que as aulas semipresenciais fossem ofertadas segunda-feira, 26/07/21, sem que houvesse a imunização completa de todos os membros da comunidade escolar; repudiamos essa decisão unilateral, pois põe em risco o nosso bem maior – a vida e ataca diretamente o direito constitucional à saúde. Numa atitude perversa, estudantes e professores foram surpreendidos pela ameaça do governo estadual de corte do Bolsa Presença, sem que famílias carentes, em sua maioria, pudessem decidir pelo envio ou não de seus filhos à escola.
Em consulta aos nossos estudantes, 71,8 % consideram inoportuno o momento para a oferta de aulas semipresenciais, pois a cidade de Ubatã já contabiliza 47 pessoas mortas pela Covid- 19 e 52 casos ativos, conforme o último Boletim , publicado pela Secretaria Municipal de Saúde. Não é justo voltarmos às aulas semipresenciais , sem que o que os nossos estudantes, moradores da zona rural , tenham o direito de frequentar as aulas negado por falta de transporte, já que dependem dos carros da rede municipal de ensino, que só retornará à atividade em setembro deste ano. Assim, manteremos as nossas aulas on-line.
Reafirmamos, aqui, o nosso compromisso com a Educação e com a vida, pois somos os mais interessados nesse retorno, mas desejamos que isso aconteça de maneira adequada, com condições de biossegurança e de trabalho, sem que fiquemos temerosos por nossas vidas, pela vida de nossos alunos e de nossos familiares. Não temos culpa pela negligência do governo da Bahia em não atender os alunos remotamente durante o ano de 2020.
Porque vidas importam, o ensino remoto emergencial será mantido.

Atenciosamente,

Professores do Colégio Estadual de Ubatã

Ubatã, 23 de julho de 2021.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também