
A Prefeitura de Ubatã publicou na última sexta-feira, 9 de maio, o edital que regulamenta o processo eletivo para escolha de gestores e vice-gestores das escolas da rede municipal de ensino. De acordo com o documento, a eleição será realizada apenas nas unidades escolares autorizadas pelo Conselho Municipal de Educação e que possuam, no mínimo, 100 alunos matriculados. O mandato dos eleitos será de quatro anos letivos.
Segundo o edital, os candidatos ao cargo de gestor escolar deverão ter dedicação exclusiva à função, sendo vedado o acúmulo de cargos públicos ou qualquer outro vínculo empregatício, seja na iniciativa pública ou privada, conforme determina a Constituição Federal. O descumprimento dessa exigência pode acarretar sanções legais.
As inscrições estão abertas e devem ser realizadas na Secretaria Municipal de Educação até o dia 23 de maio. A eleição acontecerá no dia 1º de julho. Para se candidatar, é necessário, dentre outras coisas, estar lotado na escola onde pretende concorrer, possuir no mínimo três anos de efetivo exercício no magistério e ter formação em nível superior na área de educação, além de curso de aperfeiçoamento em gestão escolar ou em áreas correlatas à gestão pública. (Ubatã Notícias)