Nesta quarta, 27, aconteceu no Colégio Estadual de Ubatã o curso de formação A escola conta histórias – fontes documentais, acervos e memórias da educação.
Vinculado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz – DCIE/UESC, o GRUPPHED é coordenado pela Profa. Dra. Cíntia Borges de Almeida e pelo Prof. Dr. Marcelo Gomes da Silva.
No encontro, estiveram presentes os professores Marcelo Gomes, Cíntia Borges, Milka Miglio e Cristiane Batista, estudantes da graduação, da pós-graduação que integram o grupo, o presidente da Câmara de Vereadores de Ubatã, Gabriel Nascif, o assessor da PMU Rodrigo Dias, o chefe de gabinete José Augusto Silva, professores do Colégio Estadual de Ubatã, do Colégio Leur Lomanto e alunos. O professor Dr. Alessandro Bica, da Universidade Federal Pampa, RS, teceu considerações acerca da importância das fontes documentais , dos acervos e compartilhou a experiência do Repositório Digital Tatu.
A professora Drª Cristiane Batista, cuja trajetória acadêmica se iniciou em escolas do Distrito de Camamuzinho, Ibirapitanga, ressaltou que, em breve, será publicado um livro escrito por ela e pelos professores Danilo Morais Lima e Arlete Dias da Costa acerca da trajetória da educadora ubatense Maria Rita dos Santos. O trabalho integra a coletânea de livros “Historinhas da Educação no Brasil: trajetórias da profissão docente contadas em literatura infantil”. (Ubatã Notícias)