Nos dias 1º e 02 de outubro, o Colégio Estadual de Ubatã promove o 17° Seminário de MPB do CEU. Durante a abertura do evento, o ex-aluno do CEU e atual responsável pela parte artística do Colégio CETEP Médio Rio de Contas , Gilfran Black, abrilhantou o 17° seminário de MPB, trazendo o monólogo Fala Negão, tendo em seu contexto, a reivindicação, o protesto contra as mazelas sociais, o racismo, e a violência, trazendo vozes de Marisa Monte ,Castro Alves, Zé Geraldo dentre outros artistas do cenário musical e literário.
Idealizado pela professora Rose Santana, o Seminário é composto por diversas atividades culturais que incluem dança, declamação de poemas e músicas. “O objetivo do nosso trabalho é permitir aos nossos estudantes a percepção da música como expressão cultural. ” , destacou a professora Rose.
A Música Popular Brasileira ( MPB) , ao longo de sua história, tem sido um instrumento de engajamento social, o que permitiu ao público refletir acerca de questões sociais, políticas e culturais, abordadas em canções.