UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Cinco cidades baianas não registram chuva há mais de 100 dias

Cidade de Luiz Eduardo Magalhães

A sensação térmica ultrapassa os 40°C durante o dia e o ventilador parece piorar o clima abafado. Essa é a rotina de moradores de cidades baianas que enfrentam a seca extrema. Cinco municípios do estado estão sem registrar chuvas há mais de 108 dias. Barra, na região oeste, passa pela situação mais crítica: já são 133 dias sem um único volume de chuva registrado pelas estações pluviométricas.

A cidade de 51 mil habitantes, localizada na região do Vale do São Francisco, ocupa o primeiro lugar na lista dos municípios que estão há mais tempo em estiagem. As informações foram disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a pedido da reportagem. Fazem parte do ranking: Irecê (131 dias), Ibotirama (129), Luís Eduardo Magalhães (129) e Barreiras (108).

Em Irecê, no centro-norte baiano, o céu até amanhece nublado no período de seca, mas o sol dá as caras durante o dia e as nuvens  carregadas se afastam de vez. A moradora Margareth Gama, 55, conta que até sentiu uns pingos no final de agosto, mas a chuva sequer molhou as roupas do varal.

“Nessa época do ano, o pessoal já começa a plantar, mas agora está todo mundo parado, esperando a chuva chegar. Teve uma garoa, mas serviu só para amenizar o calor”, diz. A chuva fraca não chegou a ser registrada pela estação pluviométrica da cidade, segundo o Inmet. Como o instituto não contabiliza as precipitações de todos os municípios, é possível que o número de cidades baianas em que não chove há mais de quatro meses seja ainda maior.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também