UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia

Número de nascimentos cai pelo quarto ano consecutivo no Brasil, aponta IBGE

— Crédito: Divulgação

O Brasil registrou 2,54 milhões de nascimentos em 2022, uma queda de 3,5% em relação a 2021, quando o número foi de 2,63 milhões. Este é o quarto recuo consecutivo no total de nascimentos do país, que chegou ao menor nível desde 1977. Nordeste (-6,7%) e Norte (-3,8%) tiveram os recuos mais intensos. Os dados são das Estatísticas do Registro Civil, divulgadas nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A série histórica foi iniciada em 1974.

Em 2018, o Brasil havia registrado 2,89 milhões de nascimentos. Em comparação com a média dos cinco anos anteriores à pandemia de COVID-19 (2015 a 2019), há uma diminuição de 326,18 mil nascimentos, ou 11,4%. “A redução da natalidade e da fecundidade no país, já sinalizada pelos últimos Censos Demográficos, somada, em alguma medida, aos efeitos da pandemia, são elementos a serem considerados no estudo sobre a evolução dos nascimentos ocorridos no Brasil nos últimos anos”, explica a gerente da pesquisa do IBGE, Klívia Brayner.

Ao todo, 2,62 milhões de nascimentos foram registrados em 2022, sendo que 2,54 milhões são relativos a crianças nascidas em 2022 e registradas até o primeiro trimestre de 2023, em conformidade com a legislação, enquanto outros 78,7 mil registros foram de nascimentos que ocorreram em anos anteriores ou com ano de nascimento ignorado. *Ler mais no Pimenta.

BN/ Paraná Pesquisas: Bruno Reis mantém liderança em Salvador e pode ser reeleito em 1º turno

Bruno Reis, prefeito de Salvador — Crédito: Redes Sociais

Candidato à reeleição – apesar de não ter se apresentado como tal -, o prefeito Bruno Reis (União) manteve uma liderança folgada na corrida eleitoral de Salvador em 2024. O prefeito oscilou para baixo, dentro da margem de erro, e agora tem 62,3%, frente aos 62,7% do último levantamento do Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias.

Em segundo lugar, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB) oscilou para cima, chegando a 13,8% das intenções de voto na capital baiana. Em janeiro, o emedebista aparecia como opção para 12,1%. Completam as intenções de voto Kléber Rosa (PSOL), com 2,8% (2,9% no começo do ano) e Luciana Buck (Novo), com 2,4% (1,4%) – ambos também oscilam dentro da margem de erro de 3,5%, para mais ou para menos no comparativo com a primeira pesquisa publicada pelo BN em 2024.

Como o somatório de todos os adversários não atinge a metade dos votos, o prefeito Bruno Reis seria, então, eleito em 1º turno para mais quatro anos à frente da capital baiana.

— Crédito: Reprodução/Bahia Notícias

Na pesquisa estimulada, o número de eleitores que não sabe ou não respondeu também oscilou para baixo. São 5,3% agora contra 6,6% em janeiro. Eleitores que votariam em nenhum, branco ou nulo chegam a 13,6%, frente 14,1% há dois meses.

O levantamento ouviu 800 eleitores entre os dias 22 e 27 de março de 2024 e possui intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5%. A pesquisa, em parceria com o Bahia Notícias, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-02254/2024. (Bahia Notícias)

PM realiza 22ª edição da Operação Força Total nesta quinta-feira na Bahia

— Crédito: Ubatã Notícias/Arquivo

A Polícia Militar da Bahia iniciou, na manhã desta quinta-feira (28), a 22ª edição da Operação Força Total nos 417 municípios baianos. Ao longo do dia serão realizadas abordagens preventivas com o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça.

As equipes da PM atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo, inclusive do administrativo, e utilizam toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones.

No acumulado das edições anteriores, a PM já apreendeu 464 armas de fogo, prendeu 752 pessoas em flagrante, recuperou 361 veículos, registrou 2.242 ocorrências envolvendo drogas e cumpriu 250 mandados de prisão. (Bahia Notícias)

Febre aftosa: Última campanha de vacinação da Bahia é antecipada

— Foto: Mapa

A última campanha de vacinação contra a febre aftosa na Bahia foi antecipada: a imunização do gado será da próxima segunda-feira (1º) até 30 de abril.

O período é considerado um marco histórico na defesa agropecuária do estado, além de finalizar 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em aproximadamente 13 milhões de cabeças em todo o território baiano.

Desde 1968, os produtores locais vacinam seus rebanhos e, nos últimos 20 anos, a Bahia registrou índices vacinais acima dos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O estado é o sétimo no ranking nacional.

Nesta última etapa, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) espera vacinar 100% dos rebanhos. Com isso, os produtores terão até 17 de maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização das propriedades pelo site ou em um dos 376 escritórios da Adab nos 27 Territórios de Identidade do estado.

A agência destaca que o esforço conjunto com o setor produtivo foi o que possibilitou a chancela do Mapa para a suspensão da vacinação a partir de maio deste ano. *Ler mais no G1.

Bahia tem segundo maior aumento de divórcios do país entre 2021 e 2022, aponta IBGE

— Crédito: Reprodução

A Bahia apresentou o segundo maior aumento absoluto no número de divórcios registrados no Brasil entre 2021 e 2022, com mais 4.468 separações formais, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa um aumento de 23,2% em comparação com o ano anterior. Em 2021, houve 19.244 divórcios, um aumento de 21,3% em relação a 2020.

A Bahia ficou atrás apenas de São Paulo em número absoluto de divórcios, que registrou 5.898 separações. Apesar de ocupar a sétima posição em termos percentuais, com um aumento de 23,2%, o estado ainda superou a média nacional de aumento de divórcios, que foi de 8,6%. (G1)

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução

— Crédito: Divulgação

O consumo de energia no Brasil aumentou 5,7% em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), divulgados nesta quarta-feira (27).

De acordo com a CCEE, o crescimento no consumo está diretamente relacionado ao calor. As altas temperaturas no mês de fevereiro elevaram o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.

Além disso, a melhor performance de alguns setores da economia também contribuiu com o aumento. No período, os setores de bebidas, comércio e madeira, papel e celulose registraram as maiores taxas de crescimento no consumo de eletricidade, por conta da alta na produção.

No caso do comércio, segundo a CCEE, o calor também influenciou a alta no consumo, com o uso mais intenso de equipamentos de refrigeração em shoppings, hiper e supermercados, por exemplo.

A entrada de mais empresas no mercado livre de energia é outro fator. Desde 1º de janeiro, empresas com contas de luz por volta de R$ 10 mil podem negociar os seus contratos com fornecedores no mercado livre, sem a obrigação de comprar da distribuidora local.

De acordo com os dados da CCEE, do total de 73,5 mil megawatts médios (MWm) consumidos no mês, 63,4% vieram do mercado regulado – ou seja, daqueles que são obrigados a comprar da distribuidora local, como os consumidores residenciais. Os outros 36,6% vieram do mercado livre.

Segundo a CCEE, quase todos os estados conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) tiveram aumento de consumo no mês, exceto Bahia (redução de 1%) e o Distrito Federal (redução de 2,8%). (G1)

Prefeitura de Ibirataia realizou a distribuição de peixes para comemoração da Semana Santa

— Crédito: Divulgação

Em um gesto de solidariedade e tradição, a Prefeitura de Ibirataia realizou nessa quarta-feira, 27, a entrega dos peixe para os moradores durante a Semana Santa. Esta iniciativa tem como objetivo proporcionar alimentos de qualidade e promover a celebração da data religiosa entre os munícipes. A distribuição do pescado visa atender às necessidades das famílias, especialmente daquelas em situação de vulnerabilidade, garantindo que todos possam desfrutar das festividades da Semana Santa com dignidade e abundância.

— Crédito: Divulgação

A entrega foi realizada com o apoio de voluntários de vários setores da administração pública. A ação reforça o compromisso do executivo municipal em promover o bem-estar social e fortalecer os laços comunitários, respeitando e valorizando as tradições religiosas e culturais do município. *Prefeitura de Ibirataia/Coordenação de Comunicação.

Ubatã: Secretaria de Assistência Social recebe visita de inspeção do Desembargador Salomão Resedá

Nilmare, Desembargador Salomão Resedá e Lidijones Miranda

A Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu, nesta quarta-feira, 27, a visita do Desembargador Salomão Resedá, que também é Coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). O objetivo da visita foi inspecionar a Vara Menoril, a fim de melhorias ao público atendido pela rede de proteção. O desembargador foi recebido pelo Secretário de Assistência Social, Lidijones Maia e Miranda; e pela Coordenadora do CREAS, Nilmare Palmeira Bernardino Melo.

As pautas tratadas incluíram os serviços prestados por esse equipamento social, a evolução do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SAFA) e, também, sobre os trabalhos voltados à Primeira Infância no SUAS. Em tempo, periodicamente o Desembargador Salomão cumprirá o calendário de visitas de inspeção para que as políticas públicas em face de crianças e adolescentes avancem neste e em outros municípios. (Ubatã Notícias)

Técnico de internet morre após cair de escada enquanto trabalhava em poste na Bahia

— Foto: Lenio Cidreira/Liberdadenews

Um técnico de internet morreu após cair de uma escada enquanto trabalhava em um poste, na terça-feira (26), em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. O corpo da vítima, identificada como Douglas Aguilar, de 27 anos, será enterrado nesta quarta-feira (27).

Não há informações sobre o que provocou a queda do jovem, nem se ele fazia instalação ou manutenção na rede. Douglas teve um Traumatismo Cranioencefálico (TCE) na parte de trás da cabeça, segundo o Corpo de Bombeiros da região.

A TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, entrou em contato com a empresa onde o jovem trabalhava, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

O caso aconteceu na Avenida General Salgado Viana, no bairro Mirante do Rio, ao lado do 18º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).

Os bombeiros foram acionados e prestaram os primeiros socorros no local. Após ser imobilizado em uma prancha, o jovem foi encaminhado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas não resistiu.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros da região, a vítima teve um Traumatismo Cranioencefálico (TCE) na parte de trás da cabeça. (G1)

Homem é preso e plantação de maconha é achada em sítio na Bahia

— Foto: Alberto Maraux

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi preso nesta quarta-feira (27) após agentes das polícias Federal e Militar encontrarem uma roça de maconha que renderia cerca de duas toneladas do entorpecente. O plantio estava em um sítio na cidade de Andorinha, região norte da Bahia, e a propriedade era usada de fachada como criação de ovinos e caprinos.

Outro suspeito de tráfico de drogas conseguiu fugir do local. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a droga seria comercializada em todo o estado por uma facção com atuação em Andorinha e nas cidades de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Campo Formoso, todas também no norte da Bahia.

Ações de inteligência de combate ao narcotráfico, com utilização de drones, localizaram o plantio ilegal. No sítio havia uma casa de grande porte, com câmeras, que era usada para dar suporte aos criminosos. Um roteador mandava sinal de internet para os traficantes, quando estavam na mata.

A plantação contava com sistema de irrigação. No local foi também desmontado um acampamento, onde os policiais encontraram fogão, botijão, roupas camufladas, uma grande quantidade de alimentos, remédios, fertilizantes e defensivos agrícolas. (G1)

Prefeitura de Ipiaú mantém tradição e distribui peixes na Semana Santa

— Foto: Decom PMI

A prefeitura de Ipiaú renovou mais uma vez sua tradição ao distribuir peixes durante a Semana Santa, em uma iniciativa da prefeita Maria das Graças em manter a entrega durante todos os anos de sua gestão. A entrega, coordenada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, aconteceu nesta quarta-feira, 27, e visou proporcionar às famílias do município a oportunidade de celebrar a data com a tradicional cesta básica e significativa entrega do peixe, em que famílias irão celebrar o momento com alimento representativo na mesa.

— Foto: Decom PMI

A distribuição dos peixes ocorreu em diversos pontos estratégicos da cidade, facilitando o acesso dos moradores e garantindo que todos pudessem desfrutar desse gesto de solidariedade e apoio. A prefeita Maria das Graças, enfatizando a importância da tradição e do cuidado com a comunidade, expressou sua satisfação em poder contribuir para que a Semana Santa fosse celebrada de maneira especial por todos os cidadãos de Ipiaú.

“Manter essa tradição de distribuir peixes durante a Semana Santa é uma forma de demonstrar nosso compromisso com a comunidade e nossa sensibilidade para com as tradições religiosas. É um momento de união e solidariedade, e ficamos felizes em poder proporcionar esse gesto às famílias de Ipiaú”, destacou a prefeita.

— Foto: Decom PMI

A iniciativa foi recebida com gratidão e entusiasmo pelos beneficiários do Social, que ressaltaram a importância desse apoio. A distribuição dos peixes não apenas forneceu alimento para a mesa de muitas famílias, mas também reforçou o sentido de comunidade e empatia entre os habitantes de Ipiaú.

Ubatã: Por unanimidade, TCM aprova as contas de Vado referentes ao exercício financeiro de 2022

Vado durante evento na Câmara — Crédito: Ubatã Notícias/Arq

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou, na manhã desta quarta-feira, 27, por unanimidade, durante sessão no plenário, as contas da Câmara Municipal de Ubatã referentes ao exercício financeiro de 2022, sob a responsabilidade do vereador Vado Alexandrino, que presidiu o legislativo do biênio 2021/2022. O Relator das Contas foi o Conselheiro Nelson Pelegrino.

Conforme informou o TCM, não foi imputada multas ao ex-presidente do legislativo ubatense. Vado teve as duas contas – 2021 e 2022 – aprovadas pelo Tribunal. O vereador é pré-candidato e tentará a reeleição para o 4º mandato de nas eleições municipais que ocorrem em outubro deste ano. (Ubatã Notícias)

Ibirapitanga: Prefeitura distribui 17 toneladas de peixe e beneficia milhares de famílias

— Crédito: Leonardo Silva

A Prefeitura de Ibirapitanga distribuiu 17 toneladas de peixe, dendê e leite de coco nesta quarta-feira (27). O alimento foi distribuído na sede, nos distritos de Itamarati, Novo Horizonte, Camamuzinho e também na zona rural. A gestão municipal fez a entrega do peixe na residência das famílias, numa ação que envolveu mais de 100 pessoas. A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com as demais pastas.

— Crédito: Leonardo Silva

O prefeito Junilson lembrou que distribuiu o peixe pelo quarto ano consecutivo de sua gestão. “Estamos mantendo a tradição e garantindo o peixe na Semana Santa, numa ação que beneficiou milhares de pessoas”, destacou Junilson, que ainda emendou: “A nossa gratidão a nossa equipe, que trabalhou incansavelmente para garantir o sucesso da distribuição do peixe”, encerrou. (Ubatã Notícias)

Soldado suspeito de matar gerente foge de batalhão da Polícia Militar

— Foto: Reprodução/Redes Sociais

O soldado da Polícia Militar Diego Kollucha Santos Vasconcelos, principal suspeito de matar a gerente de um mercado, Juliana de Jesus Ribeiro, de 30 anos, na cidade de Saubara, no recôncavo baiano, fugiu do Batalhão da Polícia Militar, localizado na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A fuga aconteceu na manhã desta quarta-feira (27).

O caso aconteceu em junho de 2022 e ele foi preso há quatro meses, em uma operação que investigou a participação de PMs em milícias na região de Santo Estevão, também no interior da Bahia.

Segundo a Polícia Militar, uma operação para prender o soldado, que é suspeito de cometer dois homicídios na região de Feira de Santana, está em curso.

Saiba como aconteceu a fuga

Durante a revista das celas, o soldado e outros custodiados foram transferidos para uma quadra/solário da unidade; Informações preliminares passadas pela PM indicam que o fugitivo se feriu ao pular do muro.

Diego Kollucha Santos Vasconcelos foi alvo, nesta quarta-feira, da “Operação Sangue Frio”, realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA). Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal de Santo Amaro. O número não foi detalhado. *Ler mais.

Ubatã: Em celebração à Semana Santa, Prefeitura realiza entrega de 15 toneladas de peixe

— Crédito: Bruno Dias

A Prefeitura de Ubatã realizou a entrega, nesta quarta-feira, 27, de 15 toneladas de peixe para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. A entrega, organizada pela Secretaria de Assistência Social com o apoio das demais Pastas, ocorreu na quadra poliesportiva Cosme Pereira e reuniu milhares de famílias.

— Crédito: Divulgação

“Hoje a gente fez a entrega mais uma vez do peixe na Semana Santa, uma distribuição tranquila e humaniza. São 15 toneladas que mantêm a tradição, dá dignidade e leva alimento à mesa de nossa população. Satisfação participar mais uma vez desse momento e perceber a alegria de nosso povo”, destacou Tinho.

— Crédito: Bruno Dias

Além da zona urbana, a distribuição do peixe alcançou as diversas comunidades rurais de nosso município. “Temos também o cuidado com a nossa população do campo e por isso mesmo montamos toda uma logística para atendê-la”, finalizou Tinho, que ainda desejou uma Semana Santa de muita paz. (Ascom)

Morador de cobertura é preso após cortar corda que segurava trabalhador que limpava fachada de prédio

— Crédito: Divulgação

Um homem de 41 anos foi preso suspeito de tentar matar um trabalhador que, suspenso por uma corda, limpava a fachada de um edifício na Avenida Silva Jardim, no Bairro Água Verde, em Curitiba, no Paraná.

Após o crime, o Ministério Público do Paraná, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Crimes Dolosos contra a Vida da capital, ofereceu denúncia criminal contra o investigado, identificado como Raul Ferreira Pelegrin.

Segundo o MP informou ao Terra, o caso ocorreu no dia 14 de março, quando o denunciado, que mora na cobertura do prédio, no 27º andar, teria cortado a corda que sustentava o trabalhador.

“A vítima só não caiu do sexto andar graças ao funcionamento de um dispositivo de segurança que impediu a queda. A denúncia é de homicídio tentado, com duas qualificadoras: uso de meio insidioso e de recurso que dificultou a defesa da vítima. O motivo do crime ainda é desconhecido”, apontou o Ministério Público.

Segundo a Polícia Civil, na ocasião, o homem foi preso em flagrante por tentativa de homicídio pela Policia Militar e encaminhado para Central de flagrantes da PCPR, junto com a mulher que mentiu que ele não estaria dentro de casa.

A mulher foi ouvida e liberada em seguida, enquanto o suspeito foi encaminhado ao sistema Penitenciário. Ele teve a prisão preventiva decretada e continua recolhido na Cadeia Pública de Curitiba. (Terra)

Barra do Rocha celebra Semana Santa com entrega de 7 toneladas de peixe

— Crédito: Divulgação

A Semana Santa em Barra do Rocha ganha um toque especial este ano, com a entrega de 7 toneladas de peixe para a comunidade. Em uma iniciativa cuidadosamente planejada para evitar constrangimentos, os organizadores optaram por distribuir o peixe diretamente nas casas dos moradores, tanto na zona urbana quanto na rural.

— Crédito: Divulgação

A distribuição teve início no dia 26 de março e continua hoje, dia 27, abrangendo todas as áreas do município. Esta abordagem visa garantir que todos os beneficiados tenham acesso ao alimento tradicional da Semana Santa, sem precisar se expor a aglomerações ou enfrentar longas filas.

— Crédito: Divulgação

O prefeito José Luiz comentou sobre a importância dessa iniciativa: “A entrega de peixe é uma tradição que une nossa comunidade durante a Semana Santa. Este ano, com a distribuição nas casas, estamos garantindo que todos possam desfrutar desse símbolo de generosidade e partilha, independentemente de onde vivam.” Além de promover a solidariedade e a união entre os moradores, a entrega de peixe também é uma forma de celebrar a essência desta época sagrada.

Uso diário de maconha aumenta risco de derrame e infarto, diz Sociedade Americana do Coração

— Mike Blake/Reuters

Um novo estudo publicado no Journal of the American Heart Association revelou que fumar maconha diariamente pode causar complicações para a saúde do coração. Os dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) foram avaliados por pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF). Cerca de 434 mil pessoas participaram da pesquisa que analisou como o uso da cannabis estava associado a eventos cardiovasculares.

Segundo o estudo, via O Globo, cerca de 4% dos participantes eram fumantes diários de maconha, 7,1% eram usuários não diários e 88,9% não haviam consumido maconha nos últimos 30 dias. Foi estudado a influência da cannabis nos riscos de doença cardíaca coronária, enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral e comparado entre aqueles da população adulta em geral e aqueles que nunca fumaram tabaco.

Na análise, os usuários diários de maconha tiveram um risco aumentado de 25% de ataque cardíaco e um risco maior de 42% de acidente vascular cerebral. A co-autora do estudo, Abra Jeffers, do Massachusetts General Hospital, disse que o uso de maconha seria tão ruim quanto fumar cigarros de tabaco.

Um quarto dos celulares vendidos no Brasil é irregular, dizem fabricantes

— Crédito: Divulgação

O volume de celulares vendidos ilegalmente no Brasil mais que dobrou em apenas um ano, diz a associação de fabricantes de produtos eletroeletrônicos (Abinee).

Segundo dados divulgados pela entidade na última terça-feira (26), a quantidade de aparelhos ilegais passou de 10% do mercado total de telefones celulares no Brasil em 2022 para 25% no último trimestre de 2023, fechando o ano com um total de 6,2 milhões. O estudo cita levantamento da empresa de pesquisa de mercado IDC.

A Abinee estima que 90% do total de smartphones contrabandeados hoje no Brasil sejam vendidos via marketplaces, com valor 38% abaixo do praticado no mercado oficial.

E que, com isso, R$ 4 bilhões deixem de ser arrecadados em impostos em função da evasão fiscal com esses produtos.

“O problema é que o modelo de venda dos marketplaces facilita a venda de produtos irregulares, uma vez que um site abarca diferentes vendedores, e muitos deles agem na ilegalidade”, afirmou Humberto Barbato, presidente da associação, sem citar nomes de locais de venda. *Ler mais no G1.

Deputado federal Neto Carletto é o novo vice-líder do governo na Câmara

Deputado federal Neto Carletto — Foto: Reprodução

O deputado federal Neto Carletto (PP) é novo vice-líder do governo na Câmara dos Deputados. O parlamentar agradeceu a indicação para essa posição destacando que vai continuar se empenhando para honrar o compromisso atribuído a ele. “Quero agradecer ao presidente Lula pela indicação e também aos meus amigos, deputado federal Dr.Luizinho e ao deputado federal e líder do Governo na Câmara, José Guimarães pelo apoio incondicional. Podem contar comigo para apoiar pautas positivas para o país”, declarou Neto.

Como vice-líder, Neto Carletto terá um papel fundamental na condução das pautas governistas e no diálogo com os demais parlamentares. “Agora, como vice-líder do governo na Câmara, espero contribuir de forma ainda mais significativa para a efetivação das políticas propostas pelo governo e para o fortalecimento da base aliada no Congresso Nacional”, concluiu o parlamentar. (Bahia Notícias)

Suspeito de atirar em cantor de pagode em Feira de Santana é preso

— Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Um homem foi preso na manhã de segunda-feira (26), por policiais civis da 1ª Delegacia Territorial, que tem a titular, a delegada Thiara Martins, suspeito de ter praticado uma tentativa de homicídio em Feira de Santana.

O crime aconteceu em outubro de 2023, quando a vítima, o vocalista de uma banda baiana de pagode, Diogo Silva, mais conhecido como Diogão, foi baleado na perna.

— Foto: Reprodução

Segundo a Polícia, as investigações apontaram não houve a confirmação de que motivação do crime teria sido ciúmes, após a ex-companheira do suspeito estar se relacionando com Diogão.

De acordo com o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, imagens de câmeras de videomonitoramento nas imediações do local ajudaram nas investigações e na localização do veículo do autor. A arma que o suspeito portava, uma espingarda calibre 36, também foi apreendida. O suspeito segue custodiado no Complexo Policial do Sobradinho. (Bahia Notícias)

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

— Foto: Reprodução

O trabalhador com carteira assinada que recebe até dois salários mínimos poderá, em breve, usar depósitos futuros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para adquirir a casa própria. O Conselho Curador do FGTS aprovou nesta terça-feira (26) a regulamentação do FGTS Futuro para a Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Para entrar em vigor, a Caixa Econômica Federal, agente operador do FGTS, precisa aprovar uma série de normas operacionais. As diretrizes explicarão como o banco transferirá os depósitos de 8% do salário ao agente financiador do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), assim que a contribuição do patrão ao fundo cair na conta do trabalhador. Somente 90 dias após a edição das normas, as operações com o FGTS Futuro serão iniciadas.

A expectativa do governo é beneficiar até 43,1 mil famílias da Faixa 1 do MCMV na fase de testes. Caso a modalidade seja bem-sucedida, o governo pretende estender o FGTS Futuro para todo o Minha Casa, Minha Vida, que contempla famílias com renda de até R$ 8 mil.

Cada contrato de financiamento definirá o período pelo qual os depósitos futuros serão utilizados. Caberá à instituição financeira avaliar a capacidade de pagamento do mutuário e propor um “financiamento acessório” com o FGTS Futuro, caso a caso.

Jovem de 25 anos é detida ao tentar entrar em presídio com drogas na Bahia

Conjunto Penal de Barreiras — Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma jovem de 25 anos foi detida ao tentar entrar com drogas no Conjunto Penal de Barreiras, no oeste da Bahia. A mulher tentou esconder 85 gramas de maconha nas partes íntimas do corpo. O flagra ocorreu na segunda-feira (25).

Nesta terça (26), a suspeita passou por audiência de custódia e foi posta em liberdade provisória, sem necessidade de pagamento de fiança.

Como punição preliminar, a Justiça determinou que ela está proibida de fazer visitas ao companheiro no presídio. O homem também não poderá receber outros familiares na prisão. (G1)

Homem é preso por matar marido da ex-mulher em Vera Cruz

— Foto: Radar News

Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (25), no distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro, logo após matar o marido da ex-mulher. Segundo relatos de moradores, motivado por ciúmes, Renato da Silva Pereira, de 41 anos, tentou incendiar a residência da ex. No entanto, ao tentar impedir que o imóvel fosse destruído, o atual marido da mulher, Zenilton Santa Fé dos Santos, de 56 anos, foi espancado e acabou morrendo.

A mulher, de 48 anos, afirmou que após ser atingido com um soco no rosto, o companheiro caiu desacordado, enquanto Renato passou a pisoteá-lo na cabeça. Depois de cometer o crime, Renato também ameaçou a ex de morte e fugiu para a casa dele, no mesmo distrito, onde acabou preso. (Bahia Notícias)

A TV Globo força a barra; faz a atriz ridicularizar o dialeto baiano

Por Wesley Faustino

Essa novela Renascer tá mais forçada que alguém tentando imitar o sotaque baiano depois de só um dia na Bahia. Juro, nunca na minha vida ouvi tanto alguém falando “e aí meu rei?” o tempo todo. Nem nos bares mais cheios de turistas gringos em Salvador, no Pelourinho, na Barra, na Ribeira ou em outros points!

Eu, que sou baiano de Ubatã, morei em Salvador por 43 bons anos, conheço cada cantinho dessa cidade de ponta a ponta e posso garantir que ninguém por aqui anda falando essa frase desse jeito exagerado.

Pior ainda é ver a atriz Giullia Buscacio Vieira se esforçando tanto pra ficar com um sotaque baiano que até dói os ouvidos. Coitada, ela é portuguesa, criada em países tão diferentes, a exemplo da Coreia do Sul, Hungria, Brasil e agora tem que virar baiana da noite pro dia na novela. A TV Globo não podia ter escalado uma atriz da terrinha pra evitar isso?

E na novela tem baianos, como o pastor Lívio, interpretado por Breno da Matta(filho do ubatense Agripino Rodrigues, Rodrigão), Evaldo Macarrão(Salvador), Fábio Lago (Ilhéus), Edvana Carvalho(Salvador), Ana Cecília Costa (Jequié) e Samantha Jones (Salvador). Nenhum deles falam daquele jeito que o autor empurrou na personagem de Sandra.

Será que o autor achou que já tinha muito baiano na novela que, sua maior parte, se passa no interior da Bahia, precisamente na região de Ilhéus, sul da Bahia? Custava colocar mais uma para interpretar a personagem de Sandra?

Poxa, gente, vamos dar uma chance pras artistas locais brilharem também. “Me faça uma garapa, meu rei”.

Artigo de Wesley Faustino. Historiador, ex-vice-prefeito de Ubatã, especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental(UNEB).